top of page

Proteção das Mãos: Dicas essenciais contra riscos mecânicos.

Escrito por: Correa Leite

Guarulhos, 05 de Agosto de 2024.



Dicas sobre Proteção para as Mãos


No que diz respeito aos membros superiores, as luvas de proteção contra riscos mecânicos devem proteger as mãos do usuário contra agentes abrasivos, escoriantes, cortantes ou perfurantes, de acordo com a Norma Regulamentadora Nº6 (NR-6) do Ministério do Trabalho.


Para as atividades envolvendo riscos elétricos envolvendo a proteção das mãos daremos outras dicas e cuidados especiais em outra matéria a ser publicada.


Vale lembrar a necessidade de um estudo especializado e detalhado para evitar, minimizar ou neutralizar os riscos aos trabalhadores.




Como escolher a luva correta?


  • A escolha da Luva de Proteção apropriada para proporcionar segurança às mãos dos trabalhadores é uma tarefa que envolve conhecimento mínimo de, pelo menos, duas Normas Técnicas: EN 388 (versão 2016) e EN 407, além das Normas Regulamentadoras.

  • Inicialmente entenda o risco da atividade realizando uma análise preliminar de risco, conhecida como APR que é um estudo feito em detalhes de cada uma das etapas que envolvem a rotina de trabalho de um profissional. O objetivo dela é identificar eventuais riscos no ambiente laboral, os quais possam causar acidentes e assim prevenir que estas situações ocorram.

  • Feita análise detalhada e identificada a proteção necessária, identifique o tamanho da luva que o colaborador deverá utilizar pois será essencial para a máxima eficiência e proteção das mãos.

  • Ao avaliar os investimentos em segurança do trabalho, considere não apenas o preço, mas também a qualidade e a durabilidade das luvas e se o Certificado de Aprovação indica a proteção adequada para o risco levantado em sua APR.  

 

Por que o TDM 100 é melhor que o Coup Test para Luvas Resistente a Corte?


O Coup Test e o TDM 100 são dois testes amplamente usados para esse fim, com o TDM 100 sendo considerado superior devido à sua precisão e capacidade de medir a resistência a cortes em diferentes direções e níveis.


Além disso, o Coup Test não considera a variação da força necessária para cortar diferentes áreas da amostra de luva, o que pode levar a resultados imprecisos.


O TDM 100, por outro lado, é capaz de medir a força necessária para cortar a amostra, trocando as lâminas a cada teste de acordo com as normas ISO, o valor de medição varia entre A e F, onde A significa o menor valor e F o maior.

 

Pictogramas para identificação dos níveis de proteção



Escolher as luvas de proteção adequadas é essencial para a segurança dos trabalhadores.

A Balaska Equipamentos oferece uma ampla gama de luvas de alta qualidade que atendem às normas técnicas e regulamentadoras, garantindo a proteção necessária para cada tipo de risco. Saiba mais em https://www.balaska.com.br/luvas-e-mangotes-de-protecao


Comments


bottom of page